Comparativo Dominar 250 x CB 300F Twister

Dicas e Promoções

Comparativo Dominar 250 x CB 300F Twister

Comparativo entre Bajaj Dominar 250 e Honda CB300F Twister

A CB 300F Twister foi criada para substituir a CB 250F, o que é uma grande responsabilidade pois a 250 foi a quarta moto mais vendida no Brasil por alguns anos e tinha como concorrente direta a Yamaha Fazer 250. Porém, quando a 300F chegou nas lojas no princípio de 2023 estava chegando também a marca indiana Bajaj com 03 modelos de motos: a Dominar 160, Dominar 200 e a Dominar 400.
Agora, em agosto de 2024, a Bajaj lançou a Dominar 250 cujas características a colocou como concorrente direta da 300f.
Para facilitar as comparações vamos colocar as características de cada uma lado a lado:

Honda CB 300 F

Moto Honda CB300F cinza

Motor: OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar.
Cilindrada: 293,5 cc
Potência Máxima: 24,5 CV a 7.500 rpm (gasolina) / 24,7 CV a 7.500 rpm (etanol)
Torque Máximo: 2,61 kgf.m a 5.500 rpm (gasolina) / 2,67 kgf.m a 5.500 (etanol)
Transmissão: 6 velocidades
Sistema de Partida: Elétrica
Combustível: Gasolina / Álcool
Tanque: 14,1 litros
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica, PGM FI
Ignição: Eletrônica
Farol: LED
Consumo médio de combustível: 39,75 km/l com gasolina e 25,58 km/l com etanol
Chassi: Diamond Frame
Suspensão Dianteira: Garfo telescópico
Suspensão Traseira: Mono amortecida
Freio Dianteiro: Disco Ø276 mm
Freio Traseiro: Disco Ø220 mm
Peso em ordem de marcha: 150 kg (ABS / CBS)
Roda: Liga leve
Pneu dianteiro: 110/70 – 17” Sem câmara
Pneu traseiro: 150/60 – 17” Sem câmara

Bajaj Dominar250

Moto Bajaj Dominar 250 Racing Red 2024

Motor: Monocilíndrico, 4 tempos, DOHC, refrigerado a líquido, com injeção eletrônica
Cilindrada: 248,77 cc
Potência máxima: 27 cv a 8.400 rpm

Torque máximo: 2,39 kgf.m a 6.500 rpm

Transmissão: 6 velocidades
Sistema de partida: Elétrica
Combustível: Gasolina
Tanque: 13 litros
Sistema de combustível: Injeção eletrônica
Ignição: Eletrônica
Farol: Full Led
Consumo médio de combustível: 35,03 km/l

Chassi: Perimetral
Suspensão dianteira: Telescópica, garfo invertido
Suspensão traseira: Mono choque com Nitrox
Freio dianteiro: Disco com ABS, Ø300 mm
Freio traseiro: Disco com ABS, Ø230 mm
Peso em ordem de Marcha: 180kg
Roda: Liga leve
Pneu dianteiro: 100/80-R17, 52P Sem câmara
Pneu traseiro: 130/70-R17,62P Sem câmara

Podemos perceber que existem pequenas diferenças entre uma e outra moto, porém a Dominar 250 oferece mais tecnologia e modernidade. É o caso do motor, que na CB300f é um novo motor refrigerado a ar com 4 válvulas OHC, enquanto que na Dominar é um motor refrigerado a água com 4 válvulas DOHC e que apesar de ser 250cc. oferece mais cavalos de potência. Na Dominar 250 temos também um conjunto de suspensão mais moderno, com garfo invertido na frente e mono choque com Nitrox na traseira e os discos também são maiores.
A proposta das duas é de uso cidade e estrada e tem um design muito bonito. A vantagem maior da CB300F é o número de revendas autorizadas no país ao passo que a Bajaj está em processo de implantação e oferece um pequeno número de autorizadas.
O que acaba influenciando bastante é a questão de valores pois a CB300F é encontrada nas revendas por mais de R$ 30.000,00 dependendo da região do Brasil enquanto a Dominar 250 sai por R$ 22.500,00 em qualquer local. Lembrando que ainda temos a Dominar 400 que está por R$ 25.500,00.
**Valores de Agosto/24**

Nossa sincera opinião é que se você está em dúvida, faça um teste drive nas duas motos e converse com os vendedores para tirar suas dúvidas