Reclamações e defeitos da Dominar 400

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Reclamações e defeitos da Dominar 400

Motocicleta Bajaj Dominar 400 edição black

Com quase dois anos de mercado – a Bajaj Dominar 400 foi lançada no Brasil em Dezembro de 2022 – e vem causando movimentação entre as nakeds. O fato é que em Julho de 2024 ela foi a naked mais vendida no país, assim, nota-se claramente que estamos falando de uma moto com expectativas de crescimento no mercado onde fatalmente irá dividir as vendas com marcas tradicionais.
Importante lembrar que a nova fábrica já começou a produzir no Brasil agora neste segundo semestre de 2024 e tem capacidade, segundo a Bajaj, de produzir 20.000 unidades ano.

Motocicleta Bajaj Dominar 400 edição black
Moto Bajaj Dominar 400 edição Green

Evidentemente que uma nova marca quando chega a um novo mercado tem que se adaptar, e é nesta fase que surgem os primeiros problemas e reclamações.

Após longa pesquisa na internet, consultando vídeos com relatos de proprietários e influenciadores e trocando ideias com usuários e participantes de grupos da marca, achamos interessante colocar uma lista com os principais problemas da Bajaj Dominar 400 onde não seguimos uma ordem de maior ou menor número de reclamações e já deixamos registradas também as nossas considerações:

PESO: O peso total da Dominar 400 na versão atual é 192 kilos e os eu peso seco é 184 kilos.
Claro que você fazer uma pequena manobra com a moto parada é um tanto desconfortável principalmente se você vem de uma categoria mais leve, que é o que nós pudemos perceber em nossa pesquisa. Este tipo de reclamação era sempre de pessoas que vinham de motos de menor cilindrada.
Obs.: é importante notar que o peso de um veículo é uma característica e não um defeito ou descuido do fabricante, portanto, na hora da compra é interessante fazer um teste drive com tranquilidade e procurar deixar a emoção do momento não atrapalhar.

AUTONOMIA: As informações que colhemos varia demais, com um consumo alto na época do amaciamento e conhecimento inicial do produto, porém os proprietários mais experientes, utilizando a moto há mais tempo mostram um consumo entre 25 a 35km dependendo do uso.
Obs.: a autonomia também é uma característica da motocicleta que podemos perguntar ao representante da marca na hora da compra para não termos sustos posteriores.

REVISÕES: quando iniciamos nossas pesquisas as revisões eram de 4 em 4 meses, o que para nós também soava como um exagero, porém depois de muita gente se expressar na internet a marca resolveu mudar para 6 em 6 meses ou 5.000km. Já melhorou um pouco.

AQUECIMENTO: Grande número de pessoas reclama de aquecimento nas pernas, principalmente que vem de categorias menores que tem a refrigeração a ar ou óleo. Infelizmente esta é outra característica desta e de outras motos com refrigeração a água, onde sentimos esta condição principalmente quando paramos a moto e a ventoinha está ligada.

VIBRAÇÃO: Motos monocilíndricas vibram mesmo! A sensação, temos que concordar, não é das mais agradáveis, porém isto também não é defeito e sim característica que encontramos principalmente em motos de alta cilindrada de um cilindro.

BANCOS MUITO DUROS: Muitos usuários reclamam que após uma hora rodando, ou um pouquinho mais, ficam com as partes doloridas. Claro que isto varia de pessoa para pessoa. Não tivemos a oportunidade de viajar com esta moto, mas ao comparar a densidade (dureza) dos bancos com a moto parada, nos pareceu igual a outras motos com as quais já estamos acostumados. É importante notar também que como se trata de moto estradeira, alguns usuários que saíram de motos menores, compraram a Dominar 400 com a intensão de viajar e pelo fato de não estarem acostumados, o bumbum vai doer mesmo!

GARANTIA NEGADA: Alguns usuários reclamaram de quebra da bolha por aperto excessivo dos parafusos e que a concessionária negou a garantia, num outro vídeo a pessoa reclamava de desgaste prematuro da relação da moto (corrente, coroa e pinhão) também com a concessionária negando garantia e até a colocação de riser de guidom gerando problema de garantia.

Bem, ao invés de ficarmos citando casos ocorridos, vamos fazer uma relação de atitudes que podem te levar à perda de garantia parcial ou total, não só na Bajaj, mas para a maioria das marcas no mercado.

Quando comprar a moto, na entrega, seja “o chato do dia” e pergunte tudo ao vendedor. Das coisas mais simples até as mais complicadas. Assim você terá uma consciência melhor de como funcionará na prática se você precisar dos serviços da concessionária dentro da garantia;

Vai colocar algum acessório, mesmo que seja trocar um simples pisca-pisca… liga na concessionária e pergunta se pode ser instalado e se caso dê algum problema com o acessório instalado a garantia não é excluída, mesmo que o acessório seja instalado pela concessionária.
EXEMPLO: Se você instalar um pisque alerta na concessionária e este acessório queimar e criar danos no sistema elétrico, a concessionária não dará garantia de nada pois o pisque alerta não é fabricado pela Bajaj e portanto eles não respondem pela qualidade do acessório e nem pelos danos causados.

Lembre-se que tudo o que sofre desgaste natural ao usar a moto, via de regra NÃO TEM GARANTIA:
Conjunto de corrente, coroa e pinhão;
Pneus;
Pastilhas de freio;
Óleo do motor;
Óleo de freio;
Anéis de suspensão;
Amortecedores;
Cabos de aço em geral.

Um acessório que pode dar perda da GARANTIA DO MOTOR é o uso de escapamento esportivo pois os gases liberados pelo motor devem ser dimensionados na saída (cano de escapamento). Vimos um vídeo onde o usuário comprou e instalou um escapamento e teve que devolvê-lo ao fabricante pois a moto acabou tendo falhas no motor.