XRE 190 pontos negativos e positivos

Dicas e Promoções

XRE 190 pontos negativos e positivos

Moto Honda XRE 190 Vermelha

A Honda XRE 190 é uma moto trail bastante popular no Brasil, porém, como qualquer veículo, apresenta alguns pontos negativos que vale a pena considerar antes da compra.
Apesar de termos proximidade com a moto, pesquisamos ainda na internet, utilizando o YouTube, para termos certeza de algumas afirmações, além de nossa experiência própria.
Vamos enumerar os problemas por ordem de menores para os mais graves:

  • Raras Atualizações: Além das pesquisas, tomamos como referencia nossa experiência, uma vez que temos a nossa disposição um XRE 190 2020, e notamos que apenas 4 anos depois, quando outras marcas novas que estão se consolidando no mercado e que trazem muitas inovações, a Honda colocou tomada USB, iluminação LED e um painel reformulado. Para o pessoal que é fã da marca, esta demora em atualizações soa até como descaso do fabricante.
  • Desempenho Modesto: Embora a XRE 190 tenha uma aparência robusta, seu motor de 16,3 cv é considerado fraco por alguns usuários, especialmente para quem procura mais potência para viagens longas ou terrenos mais exigentes ​(Turismo2Rodas). A situação piora se você estiver com garupa e pegar uma subida mais radical.
  • Caixa de ferramentas: Para se acessar a caixa de ferramentas, você precisa ter em mãos, alguma outra ferramenta para desparafusar o painel lateral e ter acesso a ela. Tivemos uma Bros 2004 que o acesso a ferramentas e feito utilizando a chave da moto o que facilita muito na hora da necessidade.
  • Aquecimento: Durante a pesquisa verificamos a reclamação quanto o aquecimento do motor incomodar, pois afeta as pernas e pés dos ciclistas. Não achamos isto um defeito pois a ventilação sempre acaba atingindo o motociclista, tanto a XRE 190 quanto em outras várias marcas de motos, o que nos leva a entender que é uma característica apenas.
  • Ferrugem: Parece que é um problema comum a piora na qualidade da cromação, haja visto que as bengalas mostram pontos de ferrugem em poucos meses de uso e aparece ferrugem também nas junções do escapamento.
  • Barulho na caixa de direção ou bengalas: Esta é uma reclamação persistente onde o usuário com pouco tempo de uso, ao pegar qualquer irregularidade no piso, no retorno da suspenção há um ruído seco na frente da moto, sendo que alguns alegam ser na mesa e outro alegam ser nos garfos da suspensão dianteira. A nossa, felizmente até o momento, não apresentou este defeito.
  • Corte do motor: Acontece com a nossa moto também, quando você freia e faz a retomada ela apaga te deixando em situação de perigo no meio do trânsito. Quando comentamos sobre este fato, nos disseram que era a qualidade da gasolina, porém, usávamos esta mesma gasolina na Bros 2004 e na Fun 2008 e elas nunca apresentaram este defeito.
  • Ruído estranho no motor: Este é um relato persistente, inclusive com a nossa XRE. Ao chegar em torno de 5.000 giros, o motor começa a emitir um ruído de bater válvulas, o que nos deixa completamente inseguros, principalmente quando somos obrigados a subir o giro, seja numa ultrapassagem, seja ao pegar uma subida mais agressiva, ou mesmo quando estamos com garupa.
    O interessante é que não adianta fazer nada. O pessoal faz a revisão, você reclama e a moto volta do mesmo jeito e o pessoas dia que é assim mesmo.

Com tudo isto a marca continua vendendo muito este modelo, que serve para uso diário, tanto no trabalho quanto nos finais de semana. Para viajar, só para quem quer andar no máximo, próximo a 100km/hora.

Como pontos fortes da XRE 190 podemos citar:

  • Design: Bonito e bem estudado, pois dá a impressão que a moto é de maior cilindrada.
  • Economia: Faz 40km. por litro facilmente para quem dirige com tranquilidade, no entanto, conversamos com usuários mais afoitos e eles declararam que faziam por volta de 35km/litro.
  • Freios: a disco na dianteira e traseira, sendo que na dianteira tem ABS.
  • Bancos: Não são bipartidos, mas são confortáveis, inclusive para o garupa.

DICA: É importante que na hora da aquisição, se for possível faça um teste ride para verificar a ergonomia da moto, se os seus pés ficam firmes no chão quando você está sentado no banco e procure tirar todas as suas dúvidas com o vendedor quanto a garantia, preços de revisão e preços de reposição de peças, etc